A Praia da Ponta dos Corvos (Seixal) é a primeira etapa em Portugal de um ambicioso programa de limpeza de praias e fundos marinhos que a Coca-Cola European Partners está a levar a cabo a partir deste verão.
Denominada “Mares Circulares”, a iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com o objectivo de melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania, chamando a atenção para a importância da reciclagem e correta gestão de resíduos.
Com o apoio de mais de duzentos escuteiros marítimos e quarenta voluntários e a orientação da Fundação ECOMAR, na sexta-feira, dia 3 de agosto, entre as 14h00 e as 17h00 vai ser limpa a extensa língua de areia branca que separa a baía do Tejo do Sapal de Corroios, uma área localizada no município do Seixal rica em ornitologia.
Com o apoio da Câmara Municipal de Seixal esta praia conhecida como Ponta dos Corvos, de mais de dois km de comprimento, foi monitorizada em Julho deste ano pela associação CHELONIA, seguindo o protocolo promovido pela Comissão OSPAR (Convenção para a Proteção do Ambiente Marinho do Atlântico Nordeste). Este procedimetno vai permitir identificar o tipo de resíduos e a sua origem, para que se possa trabalhar ao nível da sensibilização na fonte produtora de lixo.
O projeto Mares Circulares contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ong´s e fundações. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.
Para Márcio Cruz, Diretor de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, “Mares Circulares é uma oportunidade de responder ao compromisso que temos com uma estratégia de sustentabilidade, o programa Avançamos, que tem como objetivo recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que não terminem como resíduos, especialmente nos oceanos.”
Em Portugal, o projecto vai ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além disso, decorrerão várias ações de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos.
A Coca-Cola vai promover ainda um concurso para premiar a ideia mais inovadora sobre lixo marinho, atribuindo 5 mil euros ao vencedor para que possa desenvolver estudos nesta área.
Mares Circulares é, por isso, um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.