Lisboa surge em penúltimo lugar das cidades europeias mais empenhadas em melhorar a qualidade do ar, estando à frente apenas do Luxemburgo.
O ranking Sootfree Cities, elaborado pelas organizações não-governamentais Amigos da Terra/Alemanha (BUND) e Secretariado Europeu para o Ambiente (EEB), que avaliou o desempenho de 23 cidades de 16 países europeus ao longo dos últimos cinco anos, revelou, assim, que Lisboa ainda está aquém do exigido pela legislação europeia, no que toca à promoção do transporte público e à renovação da frota municipal.
A lista considerou nove categorias de critérios que estão relacionados com os transportes, incluindo a promoção dos modos suaves (como andar a pé e de bicicleta), a gestão do tráfego urbano, a renovação das frotas públicas pela introdução de veículos mais limpos e eficientes, bem como incentivos económicos para reduzir a poluição. Lisboa integra a lista, que teve a primeira edição em 2011, pela primeira vez e no 22º lugar. Apesar dos resultados insuficientes, os autores do ranking denotam uma tendência para a diminuição.