No dia 7 de junho, irá decorrer uma sessão sobre o projeto alfa-AMA SSD – Bairros Inteligentes e Sustentáveis, no CIUL (Picoas Plaza). O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local ou os novos negócios que competem com o comércio local há muito estabelecido. Em comunicado enviado para a Ambitur, o projeto alfa-AMA SSD – Bairros Inteligentes e Sustentáveis, tem como objetivo criar mecanismos para superar estes desafios e criar uma “Alfama mais sustentável e saudável para todos”, com especial enfoque na implementação de soluções sustentáveis integrando as alterações climáticas e a inovação no bairro.
Pretende-se alcançar este objetivo identificando e apoiando o desenvolvimento de soluções empresariais em Alfama, tendo por base uma abordagem com forte ênfase na inovação social como resultado de um processo participativo, no qual as soluções são definidas em cocriação com os cidadãos locais e diferentes partes interessadas e criando projetos integrados inovadores que adotam três áreas prioritárias (espaços públicos resilientes ao clima, mobilidade limpa e edifícios ecológicos) para fortalecer a economia local.
Neste Ponto de Encontro será apresentado este projeto e a sua agenda, bem como a integração e articulação com os planos da Câmara Municipal de Lisboa e o projeto piloto previsto para o Páteo Dom Fradique.
A coordenação geral do projeto é assumida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), com financiamento do Climate KIC, no âmbito do programa Smart Sustainable Districts (SSD) – Bairros Sustentáveis e Inteligentes. Esta sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e sujeita a validação.