Amanhã, dia 11 de abril, discute-se em Bruxelas os limites de cádmio presentes nos fertilizantes agrícolas a impor em território europeu.
Está a ser elaborada uma nova legislação europeia que pretende reduzir, significativamente, a presença do metal pesado nos fertilizantes, evitando que esteja presente nos alimentos, nas terras e nas águas. Diversos estudos científicos apontam que o cádmio é “um elemento bastante perigoso para a saúde pública e para o ambiente, podendo levar a inúmeras doenças”, analisa em comunicado a Quercus.
O assunto tem gerado alguma polémica em Bruxelas. A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) tem votado a favor de uma redução significativa do metal nos fertilizantes agrícolas, mas outros — incluíndo Portugal, Espanha, Reino Unido e Polónia — tem votado a favor de limites mais elevados.
“A Quercus espera que os representantes do governo português em Bruxelas assumam desta vez uma posição mais ambiciosa no que diz respeito aos teores de cádmio nos fertilizantes agrícolas” nota a associação portuguesa.