A SUMA inaugurou ontem a nova frota ao serviço do município de Porto de Mós. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.
A renovação do parque de viaturas pesadas enquadra-se na revisão, realizada em 2017, ao contrato de prestação de serviços celebrado com a SUMA. Representa um investimento de cerca de 700 mil euros da empresa para a aquisição de quatro viaturas recolhedoras e compactadoras de resíduos sólidos urbanos de diversas capacidades e uma viatura lava contentores de oito litros.
As viaturas pesadas, que estarão brevemente ao serviço da salubridade e higiene públicas deste município seguem a norma Euro 6. Apresentam baixas emissões de partículas e de poeiras finas, baixa emissão de CO2, redução dos consumos de gasóleo e do ruído produzido, cumprindo com as mais recentes normativas europeias para esta área.
Jorge Rodrigues, citado em comunicado, acredita: “Muito temos para oferecer a este município”. Já Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, refere que este tem sido “um bom casamento de 15 anos” e que “a SUMA não se escusa a fazer os investimentos necessários para acompanhar o cumprimento das normas e desenvolvimento tecnológico” fazendo de Porto de Mós um “concelho mais amigo do ambiente, mais sustentável e, por isso, um eco concelho”.
Desde 2003, a ligação contratual entre a SUMA e o Municipio de Porto de Mós integra os serviços de recolha de resíduos urbanos e transporte a destino final, manutenção, lavagem e desinfeção de contentores, limpeza urbanam, limpeza de mercados nas vilas de Porto de Mós e de Mira de Aire, recolha de resíduos de grandes dimensões, bem como serviços de educação ambiental. Abrange uma área de 261,83km2 e cerca de 24 mil habitantes.