9.ª edição da Portugal Smart Cities marcada por forte presença de autarquias
A 9.ª edição do Portugal Smart Cities Summit, evento promovido pela Fundação AIP, que reuniu na FIL mais de 120 expositores, um aumento de 22% relativamente à edição anterior, contou com uma elevada participação.
Ao longo de três dias, de 10 a 12 de outubro, a feira contou com empresas portuguesas de vários setores, com produtos, equipamentos e soluções ajustados ao crescente aumento das necessidades das Cidades Inteligentes, nomeadamente governação, mobilidade, energias, IT & IOT, água, resíduos, ambiente, cibersecurity, saúde e bem-estar. A dimensão internacional da Smart Cities foi assegurada pela presença de países como a China, Eslováquia, Espanha, Eslovénia, França, Hungria e Macau.
Na opinião generalizada, os visitantes consideram o evento um forte contributo para a projeção e crescimento do setor, sendo que 74% considerou ainda o Portugal Smart Cities Summit como a feira mais representativa em Portugal nesta área. De salientar que 98% dos visitantes recomendaria a visita ao evento e 95% pretende repetir na próxima edição.
A feira foi igualmente palco de um debate alargado sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios crescentes das cidades e contou com um vasto programa de conferências que contou com mais de mil participantes, incluindo oradores, nacionais e internacionais. Representou, assim, o ponto de encontro de especialistas, profissionais e autarcas.
De destacar ainda a conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, onde marcaram presença 140 autarcas, como o presidente do Município do Seixal, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, o presidente do Município de Leiria e o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.