8º encontro da ELECPOR debate “Expansão da Produção Distribuída” no setor energético
A “Expansão da Produção Distribuída e seus Reflexos na Regulação e na Estrutura Tarifária” será o tema central em debate no 8º Encontro da ELECPOR, Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico, que se realiza na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Intercontinental, em Lisboa.
O tema escolhido insere-se num contexto de transição energética em que “são cada vez mais notórios os seus impactos na organização, exploração e modelo de negócio das empresas elétricas”, refere o comunicado.
Questões como a prolongada estagnação dos consumos, os progressos tecnológicos, com redução dos custos de aproveitamento dos recursos energéticos distribuídos, a penetração crescente das energias renováveis, os ganhos de eficiência energética e a expectável expansão do veículo elétrico são apenas alguns dos desafios que se têm vindo a colocar às empresas do setor.
No caso particular da produção distribuída a sua generalização significa que um número crescente de consumidores se vai convertendo em consumidores/produtores, os quais, a prazo, podem vir a complementar a nova atividade com o armazenamento de energia.
Segundo o diretor-geral da ELECPOR, João do Nascimento Baptista, “à semelhança dos encontros anteriores, o encontro deste ano contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais, que irão debater um tema inegavelmente atual para o setor elétrico. Considerando a complexidade da transição energética destacaram-se alguns dos principais desafios que se colocam às empresas, designadamente a adaptação do funcionamento dos mercados elétricos, da gestão e operação das redes e dos mecanismos e critérios da regulação”.
Na primeira parte desta iniciativa haverá duas intervenções: a primeira, a cargo de Fereidoon Sioshansi, Presidente da Menlo Energy Economics, intitulada “Innovation & Disruption at the Grid’s Edge”. A segunda, a cargo de Ana Quelhas, diretora de Planeamento Energético da EDP, que abordará as “Distorções tarifárias: causas, efeitos e soluções”.
Na segunda metade dos trabalhos terá lugar uma Mesa Redonda moderada por João Nascimento Baptista, Diretor-Geral da ELECPOR, subordinada ao tema “Diferentes visões das consequências da produção distribuída”, em que, para além dos conferencistas anteriores, participam Juan Alba Rios, diretor de Regulação da Endesa; Victor Machado, presidente do Conselho Fiscal da DECO; António Coutinho, administrador da EDP Comercial e Joana Simões, diretora de Regulação e Concorrência da EDP. O encontro será encerrado pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.