A Fundação de Serralves, a Lipor e os seus Municípios Associados promovem, de 2 a 8 de maio, a 8.ª edição do BioBlitz, um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade dirigido à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias.
“Transformar resíduos em novos recursos pela implementação de práticas inovadoras e circulares, gerando e compartilhando valor é a nossa Missão. Mas há um outro lado da LIPOR que gostamos conheçam melhor: o nosso lado B. O BioBlitz faz parte do nosso Lado B”, declara José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da Lipor, citado numa nota.
Este evento tem como objetivo incentivar à construção de uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, assente nos princípios orientadores globais da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Proteger a Vida Terrestre”, e para a associação a causas como a COP 15, que se realizará este ano, em Kunming, na China.
A edição de 2021 do BioBlitz, embora num formato digital para as escolas e presencial, apenas durante o fim-de-semana, para o público em geral, trouxe a Serralves 55.022 visitantes, provenientes de mais de 280 escolas de todo o país. “Um número significativamente superior a 2019 que alcançou um total de 49 732 visitantes, de mais de 150 escolas”, refere a mesma nota.
Este ano, já na sua 8.ª edição o BioBlitz apresenta-se em formato híbrido, adequado à atual realidade educativa, abrindo a oportunidade à participação a todas as escolas, quer presencialmente quer de forma digital. Presencial, na semana de 2 a 6 de maio, e digital, utilizando uma plataforma multimédia especialmente concebida para suportar as atividades concebidas para o evento. Para o público em geral, dias 7 e 8 de maio, com acesso gratuito e exclusivamente presencial no Parque de Serralves.