50 autocarros da Flixbus passam a usar combustível biogás
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a FlixBus e a Scania estabeleceram uma parceria para equipar até 50 autocarros da frota dos parceiros da FlixBus na Europa com tecnologia para utilização de biogás como fonte de combustível.
Esta tecnologia permite a utilização de GNL (gás natural liquefeito) e Bio-GNL (biogás) de forma permutável, facilitando a transição entre as duas fontes de combustível. Na fase inicial, os autocarros vão funcionar com uma mistura de diferentes combustíveis – de origem biológica e fóssil. O objetivo é aumentar progressivamente a percentagem de biogás (LBG) proveniente de resíduos orgânicos nesta mistura, até que os autocarros funcionem totalmente com biogás, resultando numa taxa de redução média das emissões de CO2 de cerca de 80%.
Prevê-se que os autocarros estejam totalmente equipados até ao final de 2025, e a Irizar, fabricante mundial de autocarros, irá utilizar esta tecnologia no Irizar i6s Efficient, equipado com chassis Scania.
Os autocarros a biogás produzem menos ruído, continuando, no entanto, a contar com a potência e o impulso dos motores diesel equivalentes. Estas vantagens tornam o biogás uma opção viável para os operadores europeus de transporte de longa distância que procurem melhorar de forma rentável o impacto ambiental da sua frota.
Esta parceria insere-se no projeto de neutralidade carbónica da Flixbus, que tem o compromisso de descarbonização total da sua operação na Europa até 2040.
Para Fabian Stenger, Diretor de Operações da Flixbus, “as alterações climáticas estão a afetar cada vez mais o planeta e a vida das pessoas e, como empresa global de tecnologia de viagens, estamos conscientes da nossa responsabilidade em traçar o caminho para um futuro mais sustentável para as comunidades que servimos. Por isso, estamos empenhados em abraçar qualquer oportunidade viável para reduzir a nossa pegada de carbono, sendo a transformação da nossa frota crucial para esse efeito. A Scania é um aliado extremamente valioso para a Flix e para os nossos parceiros dos diferentes países em que operamos, e estamos muito satisfeitos por contarmos com a sua experiência e know-how a longo prazo para contribuir para a reestruturação da mobilidade de longa distância”.
Por seu lado, Johanna Salomonsson Lind, Senior Vice President e Diretora de Soluções de Transporte de Pessoas da Scania defende que “as soluções de biogás são verdadeiramente circulares e são possíveis de implementar no presente, proporcionando uma solução sustentável que cumpre os objetivos climáticos e reforça a responsabilidade social. Os autocarros GNL/Bio-GNL representam também uma escolha inteligente e sensata, já que fornecem a autonomia e a potência necessárias para suportar qualquer rota, a baixo custo, tanto em termos de investimento como de economia operacional”.