O projeto Rolha a Rolha semeie a recolha, da Lipor e da Quercus, continua a incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça, com restaurantes, hotéis, cafés e padarias a entregaram 491 quilos deste produto para reciclagem, durante o primeiro semestre de 2023.
Atualmente, o projeto chega a 296 estabelecimentos dos municípios da Maia, de Vila do Conde, de Matosinhos, do Porto e da Póvoa de Varzim.
Perspetiva-se plantar um total de 1.950 árvores autóctones, respeitantes ao primeiro semestre de recolha, sendo que a cada 50 rolhas recolhidas é plantada uma árvore. Isto possibilita que 12.133 pessoas respirem o dia inteiro, já que armazena quatro toneladas de carbono, representando, em termos práticos, cerca de 26 milhas de viagem de um voo comercial.
A parte de reflorestação do projeto será feita em parceria com a Corticeira Amorim e com o apoio da BA Vidro e Extruplás.
Este projeto tem como objetivos promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitir aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, aumentar a capacidade de retenção de CO2 com as novas árvores plantadas e desenvolver a economia circular.