Nos dias 1 e 3 de abril, foram realizadas duas ações de repovoamento de ruivacos-do-oeste, num torço do Rio Alcabrichel, em Ramalhal. No total, foram libertados 450 indivíduos desta espécie de peixe que só existe em dois rios do concelho de Torres Vedras (Alcabrichel e Sizandro) e numa ribeira do concelho de Mafra (Safarujo).
Com o objetivo de consciencializar a comunidade para a importância da preservação da espécie e do seu habitat, participaram nestas libertações alunos e professores da Escola Básica de Ramalhal, bem como alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. A vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, também esteve presente numa das sessões.
Esta ação de repovoamento, que visa contribuir para aumentar o efetivo da população local, foi promovida pelo Aquário Vasco da Gama em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras.
Os ruivacos-do-oeste libertados reproduziram-se em tanques naturalizados ao ar livre, tendo como progenitores animais provenientes do Rio Sizandro, recolhidos em anos anteriores e levados para o Aquário Vasco da Gama.