Pelo segundo ano consecutivo o projeto de recolha de resíduos “Não dês barraca, recicla”, promovido pela Federação Académica do Porto em parceria com a Porto Ambiente e a Lipor, no Queimódromo, permitiu a reciclagem de 40 toneladas de resíduos, permitindo reciclar, tal como em 2023, cerca de 70% dos resíduos produzidos na Queima das Fitas do Porto.
Em termos de quantitativos, destaque para a recolha de mais 19 toneladas de vidro, que representaram cerca de 50% dos resíduos enviados para reciclagem, valores que demonstram o enorme esforço da parte da FAP, que mobilizou uma equipa de voluntários da comissão ambiental para a sensibilização dos participantes que, em conjunto com as equipas da Porto Ambiente, asseguraram a triagem e correto encaminhamento destes resíduos para reciclagem.
A Porto Ambiente esteve sempre presente em permanência no recinto, com um efetivo de aproximadamente 40 operacionais, não só através da recolha e gestão de resíduos, mas também nas operações de limpeza do recinto, com particular incidência no período da manhã. Adicionalmente e, à semelhança dos anos anteriores, as equipas da empresa municipal prestaram apoio ao Cortejo, através do desmantelamento dos carros alegóricos, tendo sido recuperadas cerca de 15 toneladas de madeira.
Os resultados da operação deste ano reforçam o compromisso da FAP, subscritora do Pacto do Porto para o Clima, em contribuir, de forma ativa, para a meta da neutralidade carbónica da cidade em 2030.