A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de Renata Monteiro Costa, Marketing Manager Ibéria da Tetra Pak.
A inovação é chave na Tetra Pak e temos como meta criar a embalagem mais sustentável do mundo. No ano passado, lançámos uma embalagem de cartão assética para bebidas com uma barreira à base de papel, feita aproximadamente, com 80% de cartão. O conteúdo renovável desta embalagem aumentou para 90% e reduziu a pegada de carbono em um terço. A validação tecnológica foi feita em Portugal, numa parceria com a Lactogal.
Este trabalho é parte de um investimento anual de 100 milhões de euros em I&D. Além disso, somos pioneiros na utilização de polímeros de origem vegetal, totalmente rastreáveis e renováveis, com certificação internacional.
As nossas embalagens são também utilizadas em produtos inovadores. Colaborámos com a marca Matinal, primeira na Europa a incluir pós-bióticos num produto lácteo, que utiliza o processo UHT assético da Tetra Pak para eliminar a necessidade de refrigeração.
Vivemos um tempo em que a exigência dos consumidores deve refletir-se na proposta de valor das empresas. Com inovação, estamos a afirmar o nosso papel enquanto líder mundial em soluções de embalagem e processo de alimentos. Colaboramos com todas as partes interessadas, como os nossos clientes e toda a cadeia de valor, contribuindo para uma economia circular baixa em emissões de carbono.