A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de Francisco Esteves, responsável da refurbed em Portugal.
A inovação é indispensável ao desenvolvimento económico, social e ambiental. E uma das formas de inovar e contribuir para um mundo mais sustentável passa por estender a vida útil dos dispositivos tecnológicos.
O termo recondicionado é facilmente confundido com segunda-mão. Mas há que compreender as diferenças, e inovar também é isto: estar aberto à mudança.
Na ótica da sustentabilidade, inovação traduz-se em pequenas ações do dia a dia, que fazem toda a diferença para o planeta. Por exemplo: se cinco em cada 10 smartphones vendidos em Portugal fossem recondicionados poupar-se-ia o equivalente a um dia de emissões de CO2 no país.
Desde a sua criação, a refurbed já poupou 983 toneladas de lixo eletrónico, o que comprova a sustentabilidade da sua ação. E face às novas tendências para a inovação, rege-se por três objetivos: medir o seu impacto ambiental, reduzir o impacto ambiental negativo e financiar projetos de proteção ambiental. Cumpri-los é inovar e, claro, alcançar um futuro mais sustentável.