A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de José Sacadura, cofundador e general manager da Powerdot em Portugal.
A mobilidade elétrica está a transformar o setor dos transportes e a reduzir a pegada ecológica de todos nós no dia-a-dia. Mas a inovação na tecnológica será sempre um fator decisivo para que esta se possa continuar a desenvolver e chegue a cada vez mais pessoas.
Mais do que um upgrade significativo das baterias, garantindo mais autonomia aos VEs, ou o crescimento exponencial da infraestrutura de carregamento, nesta fase é também importante apostar não só na sustentabilidade da rede como na melhoria da experiência do utilizador.
Neste âmbito, destaco tecnologias como o autocharge, que simplifica o método de pagamento, permitindo que as infraestruturas reconheçam os veículos e baste ao condutor apenas ligar o carro à rede; o balanceamento de carga, essencial para evitar sobrecargas na rede, distribuindo a carga de forma mais eficiente em momentos de pico; as smart grids, que permitem uma gestão inteligente da energia, integrando fontes renováveis e ajustando o fornecimento conforme a procura; e, por último, o carregamento bidirecional, que abre caminho para os VEs se tornarem numa fonte de armazenamento de energia, permitindo a devolução de eletricidade à rede e cria um sistema mais resiliente.
Estes são apenas alguns exemplos de tecnologias não tão faladas, mas que terão um papel fundamental na evolução futura da mobilidade elétrica.