A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de Manuel Pina, diretor geral da Otovo Portugal, Espanha e França.
A inovação tecnológica é um dos fatores mais importantes para a transição energética. Nos últimos 15 anos, temos assistido a uma grande aceleração da pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de produção de energia como o solar fotovoltaico ou a eólica, tornando estas energias cada vez eficientes, e substancialmente mais baratas.
É, por isso, seguro afirmar que sem inovação não existe transição energética: é através desta que a transição energética se torna mais acessível às famílias não só do ponto de vista de custos como também na perspetiva da própria tecnologia.
Atualmente, temos assistido a um maior foco a nível de investimento e investigação no armazenamento de energia como uma aposta em novos minerais para as baterias.
O futuro neste setor afigura-se prometedor, já que no presente vemos cada vez mais startups, mais investimento e mais investigação em energias renováveis, deixando no ar claramente a ideia que ainda há muito por inovar.