A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de João Pedro Pereira, Senior Head of Strategy, Innovation & Sustainability, do Grupo MCA.
A inovação e os departamentos de inovação estão cada vez mais presentes nas organizações enquanto áreas estratégicas para a criação de valor. Esta abordagem permite criar diferenciação, antecipando necessidades através de constantes propostas renovadas de valor.
Na MCA, consideramos que este caminho para a inovação de valor requer uma mentalidade competitiva e uma forma sistemática de procurar oportunidades que sejam capazes de traçar um caminho sustentável. Em vez de competir dentro dos limites tradicionais da indústria, exploramos novos territórios de inovação que agregam valor e promovem a sustentabilidade.
Atualmente, estamos empenhados em promover três áreas principais: inovação social, inovação tecnológica e inovação em capital de risco.
No âmbito da inovação social temos um projeto bandeira, o Re-cycle, que reaproveita paletes utilizadas no transporte de painéis solares, transformando-os em mobiliário que já está a ser utilizado para equipar instituições de saúde e de educação carenciadas.
No que diz respeito à inovação tecnológica, desenvolvemos projetos em parceria com instituições de referência a nível nacional, como o INESC-TEC e, estabelecemos parcerias com fornecedores tecnológicos a nível internacional, a título de exemplo, com a Samsung SDI para o fornecimento de produtos com tecnologia de ponta destinados ao desenvolvimento do Projeto de Electrificação Rural, em Angola. É crucial, para nós, contar com fornecedores e parceiros que partilhem a nossa visão e nos disponibilizem produtos inovadores e conscientes.
Por último, no que se refere à inovação em capital de risco, destacamos o recente investimento em capital de risco realizado na startup portuguesa BM²Solar. O nosso objetivo é disponibilizar a empreendedores e start-ups ligados à nossa cadeia de valor as ferramentas necessárias, para desenvolverem os seus projetos. O investimento na BM²Solar é, simultaneamente, uma resposta à inovação que pretendemos trazer para a MCA e um importante passo no acesso a tecnologias que nos permitirão fortalecer a nossa proposta de valor nos projetos que desenvolvemos para os nossos clientes.
Reconhecemos que ainda há um caminho significativo a ser percorrido. No entanto, estabelecemos primeiros passos sólidos que podem representar avanços importantes em direção a soluções mais eficientes para os desafios existentes e na promoção de uma cultura de resolução de problemas sociais e ambientais.