A Ambiente Magazine celebra 31 anos a dar voz à Sustentabilidade e ao Ambiente nos mais diversos setores. Para assinalar esta data especial, a revista desafiou diferentes empresas a responder à pergunta “Que lugar tem a inovação?”. Aqui fica a comentário de Márcia Pereira, CEO da Bandora.
Nos dias de hoje, em que a responsabilidade ambiental é assumida como uma das principais prioridades do governo, empresas e sociedade, não é possível falar de inovação sem se falar de sustentabilidade. Com a crescente pressão que existe para enfrentar os grandes desafios sociais e ambientais que temos pela frente, a inovação surge como uma forte aliada na construção de um futuro mais verde e sustentável.
Na Bandora, reconhecemos a importância de inovar para a criação de um conceito totalmente novo no mercado – o de Edifícios Autónomos – que pretende melhorar a eficiência energética dos edifícios. Através do recurso a Inteligência Artificial (IA), a solução da Bandora integra-se nos sistemas IoT existentes, de forma a otimizar continuamente a gestão de energia e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo e as emissões de carbono.
Esta solução envolve um processo de melhoria contínua, que passa pela exploração de novas aplicações da tecnologia utilizada. Por isso, assumimos uma visão de inovação contínua em que as novas tecnologias são colocadas de forma consistente ao serviço da sustentabilidade.