A Ambiente Magazine celebra os seus 30 anos e para comemorar esta data especial perguntou a responsáveis dos vários setores no Ambiente que políticas e estratégias consideram que serão preponderantes nos próximos 30 anos. Aqui fica o comentário de José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da E-REDES.
Nos próximos 30 anos, o setor energético tem de apostar na descarbonização, com a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a adoção de fontes de energia renovável e a implementação de captura e armazenamento de carbono. Focar-se na eficiência energética e eletrificação. E garantir o armazenamento de energia, para uma utilização eficiente e maior integração de energias renováveis.
Em relação às redes, há quatro pilares que merecem destaque: o reforço e modernização da rede, fundamental para integrar renováveis, eletrificar e acompanhar o crescimento do consumo. O aumento da resiliência da rede, crucial para garantir a segurança e a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica. A capacitação dos consumidores e produtores para serem ativos no sistema e conseguirem ajustar os seus padrões de consumo ou produção, participando em mercados de flexibilidade. E, por último, a digitalização e implementação de contadores inteligentes, que promovem com a crescente disponibilidade de dados, o desenvolvimento de novos modelos de negócio no ecossistema do setor elétrico.