A Ambiente Magazine celebra os seus 30 anos e para comemorar esta data especial perguntou a responsáveis dos vários setores no Ambiente que políticas e estratégias consideram que serão preponderantes nos próximos 30 anos. Aqui fica o comentário de Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE, sobre as florestas.
A transição para uma floresta mais sustentável e resiliente é urgente, uma vez que este setor contribui significativamente para o combate às alterações climáticas, para a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento socioeconómico e para uma maior coesão territorial.
Todavia, para que essa transição tenha sucesso, importa implementar medidas inovadoras com abordagens que envolvam os valores sociais e as expectativas dos agentes que detém a floresta, desenvolvendo novos modelos de governança que consigam dar resposta às necessárias mudanças. Gerir as florestas de uma forma sustentável, introduzir modelos de silvicultura inteligentes e inovadores, tirar partido das tecnologias digitais e do conhecimento já produzido e implementar formas de compensação das externalidades geradas pelos ecossistemas florestais são algumas linhas mestras das estratégias florestais para os próximos 30 anos.
Nesta transição para um setor florestal mais sustentável, com desafios cada vez mais complexos, o CoLAB ForestWISE tem dado um grande contributo, sendo atualmente um player incontornável neste setor, posicionando-se como estrutura de interface entre empresas, indústria, academia e entidades públicas, gerando valor e soluções concretas e necessárias para a gestão integrada da floresta e do fogo.