A Hydro CIRCAL foi lançada há um ano e rapidamente se tornou num “elemento central” do portfólio de produtos de alumínio do Grupo Hydro. As janelas, portas e fachadas da Technal e de outras marcas do Grupo Hydro são hoje produzidas com “alumínio reciclado de primeira qualidade” para responder à “crescente procura do mercado por produtos cada vez mais sustentáveis, que protejam o meio ambiente e as gerações futuras”, refere a empresa.
Desde a data do seu lançamento, a solução (Hydro CIRCAL) já foi aplicada em mais de 100 grandes projetos de construção com janelas, portas e fachadas da Technal, o que permitiu reduzir as emissões de CO2 em 25 mil toneladas. A utilização de Hydro CIRCAL nestes grandes projetos varia entre as 10 e as 400 toneladas de alumínio, o que permitiu reduzir a pegada de carbono nos materiais de construção, refere o comunicado da Technal.
De acordo com Adélia Pereira, marketing manager da Technal Portugal, “o alumínio Hydro CIRCAL tem a menor pegada de emissões de CO2 do mercado: 2,3 Kg de CO2 para cada Kg de alumínio produzido, um valor muito baixo considerando que a pegada média de CO2 do alumínio consumido na Europa é de 8,6 Kg de CO2 para cada Kg de alumínio”.
Os sistemas de baixo carbono da Technal são hoje produzidos com Hydro CIRCAL, a liga de alumínio certificada, patenteada e exclusiva que é obtida através da fusão de janelas, portas e fachadas em fim de vida e que são totalmente recicladas, para serem convertidas em novos sistemas prontos a serem utilizados numa variedade de projetos de construção.
Em Portugal, a Hydro CIRCAL já está a ser aplicada em diversas obras, como a Sede da Auchan em Paço de Arcos, projeto já finalizado, e o novo condomínio residencial Ocean Terrace em Leça da Palmeira, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2022.
A Hydro CIRCAL também já foi reconhecida por especialistas da indústria e ganhou o prémio “Solução Inovadora do Ano” no prestigiado S&P Global Platts Metal Awards 2020.