2.000 fornecedores da Endesa aderem ao Confirming Circular para melhorar condições de financiamento e sustentabilidade

A melhoria de entre 35% e 50% nas condições de financiamento é já uma opção real para as mais de 2.000 empresas que, até ao final de maio, foram acreditadas para optar pelos benefícios do confirming circular da Endesa. Esta é uma solução financeira inovadora que visa melhorar a competitividade dos seus fornecedores, recompensando as suas boas práticas sustentáveis e, mais especificamente, as suas ações para fazer avançar a economia circular. Esta ferramenta faz parte do Plano de Desenvolvimento de Fornecedores da Endesa e é implementada por três instituições financeiras: BBVA, CaixaBank e Santander.

Virginia Ocio, Diretora de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Endesa, sublinhou que “o confirming circular combina sustentabilidade, competitividade e utilidade para as nossas empresas fornecedoras no seu processo de descarbonização. Proporciona-lhes uma linha de financiamento alternativa e competitiva que não consome as suas linhas bancárias e melhora o equilíbrio do seu fundo de maneio”.

Na sua primeira fase de implementação, e com dados do final de maio deste ano, 2.000 dos 4.400 fornecedores da Endesa já estão acreditados para optar por esta ferramenta financeira, um aumento de 25% em comparação com os 1.600 com os quais o programa foi lançado. Além disso, entre os utilizadores do confirming, o circular é agora mais popular do que o confirming básico, que não inclui a certificação de medidas de economia circular ou melhorias no financiamento. O confirming circular já representa 79% do montante total adiantado pela Endesa, ou seja, 279 milhões de euros.

O confirming circular oferece às empresas mais vantagens quantas mais circulares forem as práticas que levarem a cabo, permitindo-lhes reduzir os custos de adiantamento das suas faturas. As áreas em que as ações de sustentabilidade podem ser acreditadas são as seguintes: gestão de energia, redução das emissões, recuperação de resíduos, gestão de água e desenvolvimento de estratégias empresariais para gestão ambiental e a economia circular.

Um caso prático de implementação do confirming circular é a empresa de Maiorca, em Espanha, Instalaciones y Gestiones Energéticas S.L. Como comenta o seu porta-voz, Ángel Jiménez Hormigo, “é uma PME familiar com cerca de 50 empregados, com uma trajetória de mais de uma década no mundo das instalações de todo o tipo, tanto domésticas como empresariais: estamos presentes no autoconsumo, na mobilidade elétrica, na climatização… Além disso, contamos com uma rede de pontos de serviço Endesa localizados em diferentes zonas de Maiorca”.

A Instalaciones y Gestiones Energéticas foi uma das primeiras empresas a adotar o confirming circular: “recebemos uma comunicação da Endesa para os fornecedores e vimos que já tínhamos percorrido um longo caminho em direção à sustentabilidade”, recorda Jiménez. O porta-voz também recomenda esta ferramenta a todos os fornecedores da Endesa, porque “oferece-nos facilidades. Antecipar a cobrança de faturas dá uma grande tranquilidade na gestão quotidiana de qualquer empresa”.

Em termos de sustentabilidade, Jiménez acrescenta: que “a nossa avaliação é muito positiva porque esta necessidade ambiental veio para ficar. Temos de tomar as medidas necessárias, calcular a pegada de carbono e tentar reduzi-la. Jiménez acredita que “tanto o cálculo da pegada como a obtenção de certificados ISO permitem-lhes tomar consciência de todos os fatores que influenciam a sua atividade como empresa: desde reduzir o consumo de papel e garantir que o papel que compram é certificado ambientalmente. Ou que as suas próprias compras sejam locais. Se somos de Maiorca, não faz sentido omprar, por exemplo, nas Astúrias, se não for estritamente necessário”.

Assim, através do confirming circular, a Endesa e as instituições financeiras colaboradoras ajudam as cadeias de fornecimento nos esforços para integrar a sustentabilidade no seu plano de negócios. De facto, este tipo de confirming, para além das vantagens financeiras, tem oferecido aconselhamento e workshops específicos aos fornecedores, que enfrentam um volume significativo de requisitos e exigências regulamentares no seu caminho para a sustentabilidade.