A 16.ª edição da Geração Depositrão, projeto de literacia ambiental da ERP Portugal, impulsionou a recolha de cerca de 435 toneladas de resíduos em escolas de norte a sul do país, bem como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Realizada em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, esta edição chegou a mais de 316.000 alunos na recolha de resíduos e contributo para a economia circular.
A Escola Básica de Sabóia nº1, em Odemira, no distrito de Beja, foi a vencedora do peso absoluto e recolheu 21.626 toneladas de resíduos, representando um crescimento de 84% da sua performance face ao ano anterior, mas foi no distrito de Lisboa que se recolheram mais resíduos (60 toneladas).
Além disso, a recolha de pilhas cresceu 24%, num total de mais de 22 toneladas. Nesta matéria, foi a EB de Ourém que mais contribuiu.
A ERP Portugal recompensa ainda os alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento e Pilhas.
O valor global dos prémios oferecidos nesta edição da Geração Depositrão ultrapassa os 40 mil euros.
Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior. Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”.