Investimentos nas redes de drenagem de águas residuais e abastecimento de água em Viana do Castelo
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esteve em Subportela, Viana do Castelo, para a sessão de apresentação dos investimentos nas redes de águas residuais e abastecimento de água no concelho. A cargo da Câmara Municipal e dos serviços municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo estão em curso um conjunto de investimentos no valor global de aproximadamente 2.6 milhões de euros.
No que concerne à rede de drenagem de águas residuais (saneamento), em causa estão investimentos em Deão, Vila de Punhe, Castelo do Neiva, Barroselas, Subportela (Caminho da Rompida e Estrada Municipal), Perre, Bairro de S. Roque e Escola Técnica (Monserrate), Rua Cidade de Riom e Rua Sport Clube Vianense e Rua de Olivença, num investimento de cerca de dois milhões de euros.
Relativamente à rede de abastecimento de água, em curso estão investimentos de cerca de 600 mil euros em Subportela e Nogueira. Também a Águas do Norte apresentou investimentos em curso, designadamente o Reservatório de Pousados e respetiva ligação para abastecimento na freguesia de Nogueira, os Reservatórios de Milhões, Vila Franca e Barroselas e das respetivas ligações para abastecimento e os Reservatórios de Subportela e Mujães e respetivas ligações para abastecimento, no valor global de seis milhões de euros.
Para o Ministro do Ambiente, em causa estão quase doze milhões de euros de investimento nos próximos três anos, pelo que a sua visita serviu para “deixar o testemunho” da importância do que está a ser efetuado pela autarquia, serviços municipalizados e Águas do Norte.