Decorreu, entre 21 e 27 de outubro, a 2.ª edição da Semana Internacional do Voluntariado Repsol. Esta iniciativa contou com a participação de 24 países, tendo sido desenvolvidas cerca de 50 atividades diferentes. Em Portugal, 120 colaboradores entre os Centros de Lisboa e Sines participaram na Semana Internacional do Voluntariado Repsol.
“A Semana Internacional do Voluntariado Repsol tem como principais metas a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) conseguir proporcionar aos colaboradores experiências de voluntariado. A edição deste ano foi acolhida muito positivamente pelos colegas aos quais agradecemos a sua entrega e participação”, afirma António Martins Victor, diretor de comunicação da Repsol Portugal. “Estas iniciativas vêm comprovar o compromisso da empresa em contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo através do seu poder de inovação”, conclui.
De forma a dar resposta aos ODS 2 (Fome Zero), ODS 4 (Educação com Qualidade) e ODS 13 (Ação Climática), a Repsol Portugal juntou-se a associações como a Comunidade Vida e Paz, Refood, Just a Change, Brigada do Mar, Lar O Farol, Cercisiago, Cáritas e Banco Alimentar Contra a Fome e ainda à Base Aérea nº 6 no Montijo e à Câmara Municipal de Sines.
Nesse sentido, os 120 colaboradores da Repsol em Portugal que participaram nesta iniciativa tiveram a oportunidade de desenvolver atividades como a preparação de comida para pessoas desfavorecidas, a distribuição de comida a sem-abrigo, a remodelação de uma creche, a recolha de lixo e limpeza de duas praias, além de terem colaborado em atividades, como a campanha de distribuição de alimentos no Alentejo Litoral e a reforma de infraestruturas (arrumação e pintura do Armazém do Banco Alimentar Contra a Fome em Vila Nova de Santo André).
Outras ações nas quais os colaboradores da Repsol Portugal participaram permitiram ajudar a melhorar as competências de jovens institucionalizados para os ajudar a enfrentar o mundo do trabalho e as diversas aprendizagens, impulsionar a leitura e o acesso às novas tecnologias como ferramentas essenciais no mundo do trabalho, sensibilizando ainda os mais novos sobre os desafios do futuro em termos de transição energética e mudança climática.
No total, foram 2.200 os colaboradores da Repsol que participaram nesta iniciativa, tendo duplicado o número de participantes da edição anterior, sendo que em algumas atividades participaram também familiares e amigos. Foram mais de 16.000 os beneficiários das atividades desenvolvidas.