1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano arranca esta quinta-feira
A comunidade de literacia do oceano reúne-se pela primeira vez nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Escolas, organizações não governamentais, unidades de investigação, institutos públicos, empresas juntam-se nesta que será a 1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano.
No programa destaca-se um debate sobre a “Declaração de Veneza para a Cultura Oceânica em Ação”, da COI-UNESCO, e um painel de convidados de outros países de língua oficial portuguesa. A literacia do oceano vai ser debatida em diferentes contextos: da educação ao ativismo, da economia azul à tecnologia e à sociedade, sem esquecer a investigação e a avaliação que permitem identificar as melhores práticas.
Na sessão de boas-vindas, marcada para o dia 5 de dezembro, participam Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, Luís Menezes Pinheiro, Coordenador do Comité Nacional para a Década do Oceano, Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral de Política do Mar, e Lídia Bulcão, Secretária de Estado do Mar.
Destaque ainda para a noite de dia 5, quinta-feira, a exibição do documentário “A Ilha dos Gigantes” com o cinematógrafo subaquático Nuno Sá.
Portugal participa no consórcio europeu BlueLightS, sendo considerado um dos países em que a literacia do oceano se encontra mais desenvolvida. Importa agora fazer um ponto de situação e abrir novos horizontes para o futuro, numa oportunidade de partilhar a experiência portuguesa além fronteiras.
Numa componente mais prática, o Pavilhão do Conhecimento recebe oficinas sobre escrita criativa, “seastainability” – como envolver empresas na literacia do oceano, pradarias marinhas e muito mais.
A 1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano foi endossada pela Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral de Política do Mar.
O evento é organizado pela Ciência Viva e pelo Comité Nacional para a Década do Oceano.